quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

JACOBINA, CANTOS & CANTOS EM MEUS ENCANTOS! (Fernando Peltier)


Subo serras, não me canso...
vou ao topo das montanhas,
abrindo trilhas,
abrando-me, não estanco.

Sofro com os teus rios
em tuas entranhas!!!
(Único aspecto negativo,
que merece dos poderes
e do povo atitude, ato-ativo!)

No mais, és Jacobina,
lugar que me apraz!

A cidade tortuosa de tão bela,
cada rua tem seu charme,
teu suor, tua tutela...
lembrança de uma história comovida,
de heróis em sacrifícios,
que te deram Paz.

Embora o ouro e suas jazidas...
gosto do teu rosto, Jacobina...
quero teu sorriso de menina...
amo teu corpo, Colombina,
serei teu Pierrô
sendo teu Arlequim...

Sinto teu cheiro, Jacobina,
alfazema e alecrim
entranhado nas narinas...

“Alecrim, alecrim dourado,
Que em ti nasce no campo
sem ser semeado...”

Tudo em Ti, Jacobina!
Todos os teus cantos
são os meus encantos,
no canto do teu cantar
sereno, duradouro...

Ah, cantarei a Serra do Ouro,
ouro de 18 quilates,
nas Missões, minhas orações,
meus 50 corações
meus engates,
meu gatilho
e armamentário...
onde armazeno o meu amor
armado até os dentes
de Paz do nosso amor!

Dedicarei minh´alma como ex-voto
aos pés da Santa Cruz do teu Cruzeiro
paixão em contínuo moto,
a deitar velas acesas num luzeiro.

Jacobina, converto-me!...
Serei em tua fé, serei teu filho,
seguirei as trilhas no teu trilho!

Antonio Fernando Peltier
Publicado no Recanto das Letras em 30/11/2010
Código do texto: T264637

3 comentários:

  1. Fernando Peltier, Peu, Peltier
    Quantas saudades de ti!
    Bom moço, bom rapaz
    Diretor teatral generoso
    Amigo de gesto mais que largo
    Poeta a toda rima
    a toda hora
    ou em versos livres...
    Que bom que Jacobina te encantou
    também, vocês são encantos
    - ela, o lugar
    - você, gente
    Gente e Lugar
    que dera encontrar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ivan, salve!

    Temos algo em comum.
    No passado - uma "amistosidade":
    Quem era de Miguel Calmon era Calça-curta,
    Quem fosse de Jacobina, pé-de-serra!
    Jacobinenses eram da cidade próspera
    e os calmonenses bons de bola
    (pelo menos até o final de 70)
    ainda são (somos)
    pois sou de lá...

    Ivan, também tento equilibrar:
    professor, ambientalista, poeta,
    teatrólogo, diretor teatral...
    Também pesquisador dos povos indígenas. Essa região dos campos da Jacobina - terras dos Payayá - também nos une.
    Miguel Calmon, nos primórdios os teve como senhores e senhoras Payayá!

    Há focos pela Bahia de pessoas que se afirmam sua origem nessa etnia/povo/nação.
    Um filme - soube, estava sendo rodado por aí...

    Não só com o Fernando Peltier (FP), mas, temos igualmente uns "algos" que nos aproximam!

    Quando ver FP, dê-lhe me abraço de velho irmão de teatro!!!

    Grande abraço!


    Meu blog: ademarioar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fernando Peltier, Peu, Peltier
    Quantas saudades de ti!
    Bom moço, bom rapaz
    Diretor teatral generoso
    Amigo de gesto mais que largo
    Poeta a toda rima
    a toda hora
    ou em versos livres...
    Que bom que Jacobina te encantou
    também, vocês são encantos
    - ela, o lugar
    - você, gente
    Gente e Lugar
    que dera encontrar!!!!

    ResponderExcluir